As micro-transações estão cada vez mais na moda na indústria dos videojogos, onde os jogos free-2-play dominam na área.

Mas os chamados jogos de preço completo, que têm recebido os conteúdos para download (dlc) após o lançamento e em muitos casos antes mesmo de serem lançados, poderão ir mais longe, entrando no mundo das micro-transações. Pequenos itens que se compra dentro do próprio jogo.



A Electronic Arts irá entrar com este modelo nos seus jogos de desporto, com o serviço Season Ticket, e em entrevista com a Eurogamer, a Konami, pelas palavras de Seabass produtor da série PES e Jon Murphy, falaram sobre este novo modelo, se PES também irá ou não adotar no futuro.

Seabass respondeu que a Konami poderá adotar algo similar no futuro mas que, "Mas não no sentido de tentar tirar cada cêntimo do bolso de alguém".

Já Jon Murphy foi mais longe comentando que "existe um equilibro que tem que ser alcançado entre fazer com que o consumidor tenha na caixa uma versão de qualidade e jogável, que não precisam de comprar partes extras do jogo".

Uma das formas de incluir essas micro-transações é por exemplo, de acordo com Jon Murphy, fornecer algo que os jogadores queiram, mas promete que o PES nunca será um "rip-off" (algo sem valor).

Muito em breve teremos uma antevisão do jogo, numa versão quase final, onde já podemos explorar a fundo o PES 2012.